O risco de acidentes está presente, em maior ou menor grau, em todas as instalações industriais.

Em uma usina nuclear defrontamo-nos também com a presença da radiação, além de todos os demais riscos potenciais comuns; isto torna este tipo de instalação industrial potencialmente mais arriscado que os demais.

     Medidas de segurança são adotadas de modo a minimizar a possibilidade de ocorrências que possam afetar a saúde das pessoas que trabalham na usina ou que residem em suas proximidades.

     Para tanto dispomos de barreiras físicas, barreiras de engenharia e barreiras administrativas, todas visando preservar a integridade das pessoas e do meio ambiente.

Barreiras Físicas

     Cada uma dessas barreiras mostradas no esquema, tem por objetivo blindar a radiação, visando impossiblitar sua liberação para o meio ambiente. Ainda, a pressão no interior do Edifício do Reator é menor que a externa, de modo a evitar essa liberação.

1 - Barreira externa de contenção de concreto reforçado com aço (de grande espessura);

2 -
Barreira interna de contenção (vaso de aço carbono espesso);

3 -
Barreiras de proteção radiológica de concreto.

4 -
Vaso de pressão do reator (aço com espessura superior a 20 cm);

5 -
Barreira de proteção constituída pelo revestimento do combustível por tubos de liga de zircaloy;

6 -
Barreira constituída pelas pastilhas cerâmicas de óxido, que só se fundem a 2400o C e mantém os produtos de fissão confinados em seu interior;

7 -
Espessa base de concreto.
Barreiras de Engenharia

     Essas barreiras são aquelas previstas no projeto da usina e podem ser: blindagens especialmente calculadas para evitar a contaminação dos compartimentos; dispositivos que permitem a cessação imediata das reações em caso de emergência; e ainda dispositivos de segurança redundantes. Ou seja, na falha de qualquer um deles, há sempre um outro que entra em operação imediatamente.


Barreiras Administrativas

     Todas as ações executadas na usina nuclear baseiam-se e são limitadas por procedimentos específicos cujo objetivo é tornar a operação tão segura quanto possível (procedimentos de segurança).